sábado, 20 de agosto de 2011

1.

_





_
A FILOSOFIA COM CIÊNCIAS é uma composição fenomenológica das grandes descobertas científicas do século XX – (o automóvel), o átomo e a molécula, os genes, o interdito do incesto e a exogamia (Lévi-Strauss), a dupla articulação da linguagem (Saussure e Martinet), a estrutura psíquica pulsional – conduzida de maneira a articular e a unificar esses saberes, de maneira também a tornar rigorosa a interdisciplinaridade que hoje se procura por todo o lado. É também o retorno dum discurso de saber sistemático com pretensão à verdade que parecia ter desaparecido para sempre, no respeito todavia da indeterminação de cada singular, de cada vivo, do enigma essencial de cada humano.
A FILOSOFIA COM CIÊNCIAS reconstitui o seu percurso a partir da invenção da definição por Sócrates, pelo geómetra Platão e por Aristóteles, cuja Physica a instaurou para durar quase vinte séculos, percurso esse que se acaba em Fenomenologia reformulada : Husserl, Heidegger e Derrida com Prigogine e as ciências do século deles.
_
Meu antigo aluno e actual leitor de textos meus, o Luis Tavares encetou há cerca de 2 anos um diálogo de esclarecimento de dúvidas de leitor que prosseguiu até hoje e esperamos que continue. Pareceu a ambos que poderia haver outros leitores interessados nas questões e respectivas respostas, inclusivamente poderem também intervir neste diálogo de ordem pedagógica, é essa a razão de ser deste bLogos.
Esta nota refere-se à primeira parte do bLogos que compreende cerca de 2 anos de troca de e-mails e termina na mensagem 33.

-




_



-
.
_

Sem comentários:

Enviar um comentário