sábado, 20 de agosto de 2011

19. A invenção da definição



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L.T. : A expressão " a invenção da definição" é da tua lavra?
24/03/2011
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F.B. : Gosto disso, pergunta concreta, basta uma linha.
Não é minha, não, é do Aristóteles, que diz que foi Sócrates quem a inventou mas que ele e Platão só a usaram no campo da ética (Metafísica A, 6,987b1-4) e não para o conjunto da phusis, em que foi ele que de facto a utilizou, em todos os campos em que trabalhou, grande definidor. A expressão habitual dele é 'legô ', digo. Estou firmemente convencido de que é a grande invenção filosófica grega, que regeu (destinou, diria o Heidegger, que não a apreciava por aí além) o que chamamos Ocidente; é uma operação de escrita, violenta, pois que arranca o que é definido do seu contexto (violência pedagógica da abstracção) para o generalizar como essência, sem tempo nem lugar nem circunstância nem modo, deu origem ao texto gnosiológico, sem 'eu' nem 'tu' nem verbos, só cópulas (é / são) e verbos copulizados: filosofia, lógica, ciências. Já agora, como hoje estamos rodeados de imagens por todos os lados desde miúdos, a escola tem imensa dificuldade em ensinar o que é essencial, justamente coisas abstractas, que são o contrário das imagens. Há que dar exemplos, claro, mas ficar pelos exemplos, sem definir, não é ensinar. Confesso que creio que é esta a razão mais forte da crise do sistema de ensino em todo o lado (mas não é coisa que eu tenha trabalhado, a minha experiência universitária não é suficiente para saber o que se passa nas salas de aula dos liceus).
28/03/2011
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F.B. : Já agora, acrescento o seguinte. Dois dos diálogos de Platão, entre os primeiros, em que Sócrates interroga jovens (Charmide e outro, não me lembro qual) dão a entender que o que ele buscava era conseguir que o seu interlocutor descobrisse a definição da virtude de que o diálogo tratava. Vai contestando as respostas até que venha a boa, a que permite definir. Julgo que a ideia era que seria a melhor (única?) maneira de 'ensinar a virtude': quando o próprio a soubesse definir, podia-a praticar, ou ficava em melhores condições para o fazer. Enquanto que os adultos não conseguem lá chegar, Sócrates percebe que já não vão lá. Aludo à questão, julgo, no meu ensaiozito Socrate et Platon no blog fancês 2 e no do cristianismo.
28/03/2011
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F.B. : Métaphysique XIII, 1078b18-34 também fala disso
26/03/2011
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