sábado, 20 de agosto de 2011

9. Nietzsche. Sobre a verdade e a mentira.




_
_
Citações:
“Quem for tocado por essa exalação fria mal acreditará que também o conceito, descarnado e octogonal como um dado e deslocável como este, apesar de tudo, é como o resíduo de uma metáfora e que a ilusão da transposição artística de uma estimulação nervosa em imagens é, se não a mãe, pelo menos a avó de todo o conceito. Neste jogo de dados dos conceitos, chama-se porém «verdade» o utilizar cada dado tal como é designado, o contar rigorosamente os seus pontos, formar rubricas correctas e nunca subverter a ordem das castas e a sequência das classes hierárquicas. Assim como os Romanos e os Etruscos dividiam o céu através de rígidas linhas matemáticas e num espaço de tal forma delimitado, como um templo, fixavam um deus, assim também cada povo tem sobre ele um céu de conceitos semelhantes e matematicamente dividido e, por exigência da verdade, compreende agora o facto de cada deus conceptual apenas dever ser procurado na sua esfera. Pode-se admirar aqui o homem como um imenso génio construtor, o qual consegue, sobre fundações movediças e como sobre água corrente, a edificação de uma catedral de conceitos infinitamente complicada: na verdade, para encontrar apoio em tais fundações, é preciso que seja uma construção como se de uma teia se tratasse, tão delicada que possa ser levada pelas ondas, e tão sólida que não possa ser destruída pelo vento. Como um génio construtor o homem eleva-se deste modo muito acima da abelha: esta constrói com cera, que colhe da natureza, ele com uma bem mais delicada matéria, a dos conceitos que ele deve fabricar a partir de si mesmo.”
Nietzsche, F., Acerca da verdade e da mentira no sentido extramoral, Trad. Helga Hook Quadrado, Introd. geral por António Marques, Lisboa, Rel. D’Água, 1997.
-
O Paradigma do animal que luta pela vida: Conservação / excesso
“R 136. O primeiro paradigma resulta do mito inicial e do homem-que-conhece como animal que luta pela vida, o intelecto sendo um suplemento para obviar à sua fraqueza em tal luta. Luta de forças, entre fracos e fortes (cf. P25), o que está em jogo é a conservação da vida (cf. P44), o dano causado: na sua esteira, o homem de razão será caracterizado pela busca de protecção, de segurança (cf. SEQ. XII), pela precisão, necessidade, pobreza, pelo trabalho, pela utilidade, enfim como servidor (SEQ. XIII); enquanto que o homem intuitivo será caracterizado pelo excesso, na alegria e nas festas saturnais, na liberdade, como na dor (SEQ.XIV), ou seja, como senhor. Servidor ou senhor, consoante a sua relação à linguagem.”
“R 137. É nesta paradigmática que é introduzido o fingimento ou dissimulação, a Verstellung, e o seu correlato, a ilusão. Prévias à génese, efeito fundamentalmente do intelecto como suplemento, dissimulação e ilusão são prévias assim à verdade, a qual se situa apenas no segundo tempo da génese e será um meio útil de conservação do homem racional, seja o homem de acção, seja o homem da ciência, homem da verdade, pois. Em contraste, o homem intuitivo será homem da ilusão, da dissimulação, do sonho, do carnaval, do jogo, do mito, da arte, da poesia. É certo que o homem da verdade, submetido aos conceitos, também releva das originárias ilusão e dissimulação, mas esquecido e inconsciente de tal por via da génese, sob forma de distorção pela rigidez e regularidade do edifício conceptual.”
(…)
“R167. É esta dupla cena que diz a metáfora do jogo, nomeadamente do jogo de dados, cujo efeito teórico é o de afastar qualquer noção de causalidade, a qual resulta apenas do esquecimento, pelo homem dos conceitos, do acaso original (o jogo de dados é um jogo de acaso), pelo endurecimento das metáforas que casual e instintivamente foram lançadas e quedam como resíduo no conceito de osso e octogonal.”
_

Notas:
12 de R166: “ Joga-se aqui o conceito do intelecto como suplemento (SEQ.IV), que desenvolve as suas forças principais na dissimulação (SEQ.IV), na Verstellung «pela qual o homem que supre (beigeben) a sua fraqueza, a sua fragilidade, a sua brevidade, pela qual compensa a sua finitude; a dissimulação define-se em efeito como uma força de ilusão, mas de tal maneira que ela pode iludir-se a si mesma e até tomar-se pela força da própria verdade (como se houvesse uma força de verdade…). Ela não é mais do que o inconsciente, o instinto artístico (…)» (Lacoue-Labarthe, 1971, 65). Mas como essa ‘força de verdade’, mostrou-o a genealogia, só é dada com a repetição do significante e do significado, com o conceito, com a representação, com a Vorstellung, esta é simultaneamente também Verstellung, eu diria a dissimulação da variabilidade polissémica dos significados resultante do próprio jogo diferencial (sintáctico) da linguagem que a norma semântica procura controlar, normalizar, dissimular, diferir. A Verstellung como diferença (diferença, adiamento e diferendo) implica/é implicada por/a Vorstellung como representação, suplemento sempre já suprindo o vazio diferido (cf. Derrida, 1967, 208), «espaço da repetição e do desdobramento de si» (idem, 233), isto é, Vorstellung e Verstellung. É o espaço da Vorstellung como repetição que abre o espaço da Verstellung como desdobramento de si, como dissimulação, como mentira mais ou menos consciente e eventualmente danosa, lugar de moral; mas esta moral é ‘segunda’ em relação a uma (outra?) Verstellung mais radical, inconsciente e esquecimento, inserida na problemática da luta animal pela conservação na existência, prévia à consciência moral e possibilitando-a: creio que está aqui a ‘descoberta’ filosófica deste texto de Nietzsche (cf. E.S., E199: a dissimulação). O conceito de suplemento foi tematizado gramatologicamente por Derrida (1967) na sua leitura de Rousseau: o que supre em lugar de, prolonga o jogo diferente em que se enxerta de forma indecidível à análise. Também esta nota ‘supre’ a leitura derridiana da Introdução de que não fui capaz.”*
*Incluem-se neste blogue quando se achar oportuno algumas citações de textos por vezes inéditos de Fernando Belo bem como textos de outros autores para uma melhor contextualização indicando-se deste modo as obras mencionadas. Claro que estas citações por si só não bastam, poderia haver sempre outras e outras. Apenas apontam possíveis caminhos.
Belo, F., Leituras de Aristóteles e de Nietzsche, A poética sobre a verdade e a mentira, Lisboa, Gulbenkian, 1994.
_






Imagem: pintura - obra plástica de Luís de Barreiros Tavares
-

"O deserto cresce"

Nietzsche
_

L.T. : Em “Releitura da introdução sobre a verdade e a mentira de Nietzsche” há o passo R137 que me parece, entre vários outros, notável. Mas então, segundo R137, há um “inconsciente” do “edifício conceptual” esquecido da “distorção” por via da “génese da linguagem”? Prévias a esta e à "verdade" são a "dissimulação" e a "ilusão" que resultam num primeiro momento "do animal que luta pela vida" (R136), instância que não corresponde ainda à Vorstellung simultaneamente com a Verstellung (vj. nota 12 de R166).
Creio que as interessantes passagens, a nota '12' decorrente de R166 seguida da lapidar R167 são pensáveis com R137.
"(...) mas esta moral é ‘segunda’ em relação a uma (outra?) Verstellung mais radical, inconsciente e esquecimento, inserida na problemática da luta animal pela conservação na existência ." Quer dizer que à medida que se avançou numa Verstellung mais radical, recuou-se àquela já enunciada – a da luta animal pela conservação na existência?


8/05/2010
_
F.B. : Já estou longe destas coisas, achei graça a voltar a reler os passos que me indicaste. Quanto à questão do inconsciente do edifício conceptual, que não coincide com o da psicanálise, segundo Nietzsche acessível aos poetas, julgo que foi o que o Heidegger andou a escavar do lado de Heraclito e de Parménides, antes da definição. Na altura (início de 82), eu ainda não tinha isolado o papel da definição como vim a fazer depois. Desta, enquanto operação de escrita que engendrou o texto gnosiológico, de argumentação sobre essências e redução dos contextos, resultou justamente o esquecimento do que as coisas e os humanos, a qual doação se dissimula, segundo Heidegger, o que ajuda, digamos, ao esquecimento dela e ao comprazimento no edifício dos conceitos. Mas há outra coisa, a luta pela existência em Nietzsche e o cuidado atarefado da vida em Ser e Tempo, que faz esquecer essa doação dissimulada que dá outra respiração, poética e doutros excessos de afirmação além das rotinas.

10/05/2010
_
L.T. : Ignorância da minha parte: o "conceito de osso e octogonal" vem do Hegel?
F.B. : Está no Nietzsche mas não sei aonde ele o foi buscar.
L.T. : Pois, já tinha pegado várias vezes no Acerca da verdade e da mentira, mas agora não me lembrava.
_

Sem comentários:

Enviar um comentário