terça-feira, 1 de maio de 2012

69. Heidegger e o cristianismo. Uns tópicos.



L.T. :

"Mais, si nous devons parvenir à un chemin de pensée,il nous faut avant tout découvrir une distinction qui nous rende visible la différence de la pensée simplement calculante et de la pensée méditante."
"Ce qui importe est que nous soyons des gardiens et des veilleurs, veillant à ce que le message silencieux de la parole concernant l'être l'emporte sur l'appel bruyant du principium rationis en tant que principe de toute représentation."
Heidegger, M., Le Principe de Raison [DerSatz von Grund], Trad. André Préau, Paris, Gallimard, 1996, respectivamentep. 256 e p.268.
Estou a lê-lo. É poderoso. Num ritmo de escrita um tanto sentencioso, como creio que acontece em todos os seus textos, mas ao tom das sábias sentenças dos antigos pré-socráticos. Os fragmentos destes ainda mais conferem esse carácter enigmático. Mercê disto, Heidegger trabalha os seus textos, conferindo-lhes por seu turno uma singularidade notável. Ele brita ali que é obra, se me permites a expressão, digamos assim.
Por outro lado, até que ponto é que ele não tentou“redimir-se” de certas coisas ao escrever alguns destes textos, embora não alinhasse muito no cristianismo?
25/04/2012


F. B. : Ele tinha o cristianismo atravessado, sobretudo o catolicismo. Mas S. Paulo e Lutero foram muito importantes nos anos 20 de maturação de Ser e Tempo,a noção de kairos, tempo propício a aproximar-se, sem nada a ver com o tempo linha dos físicos. O que me parece curioso (a Marlène Zarader glosou isso em relação ao judaismo) é que os seus grandes temas filosóficos, nomeadamente o de doação, é mais bíblico do que grego. Mas também é certo que ele tinha razões para desconfiar: a ontoteologia, que foi instituída pelo Platão (definição, Eidos e alma imortal), tornou-se muito mais 'theo' pela maneira como o Theos grego (Timeu, Aristóteles e Plotino), que nada sabia do que se passava no mundo, se fundiu com o Deus hebraico que intervinha na história e conhecia cada passarinho, cuidava de cada cabelo humano.

25/04/2012 


-

 


Imagem: pintura - obra plástica de Luís de Barreiros Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário