segunda-feira, 11 de junho de 2012

85. Um pouco de cristianismo...




L.T. : 1. Às vezes parece que a palavra é sacrificial: ela mata e dá vida. Faz no fundo parte da linguagem esse carácter sacrificial. Utilizando uns motivos que prezas, direi que a linguagem dá e re-tira(-se), doando. Mas isto não sei bem se reenvia já para a dimensão do sagrado da palavra. E aqui poderias ajudar-me com as tuas leituras do Cristianismo?

2. Porque é que no teu texto "Questions au christianisme" do blogue http://phenomenologiehistorique.blogspot.pt/ desenvolves longos e importantes textos sobre Sócrates, Platão e Aristóteles?

31/06/2012

-


F. B. : À segunda questão é fácil de responder: esses três fazem parte do cristianismo, se ele tivesse ficado só judaico ou bíblico, teria desaparecido (houve algumas formas assim que duraram até ao séc. IV). Vê os que considero 'antepassados do cristianismo', na I parte do texto que te enviei:
De resto quanto às questões que deixo de fora, as tuas por exemplo, não as deixo, elas é que não vieram ter comigo, não me importunam. Tão pouco vejo o cristianismo como 'sagrado', excepto o medieval e sequente, o menos interessante, com o livro fechado em latim.

01/06/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário