quinta-feira, 28 de junho de 2012

92. O cristianismo. A habitação...




L.T. : Já tinha lido algures que o Agamben entrava num filme do Pasolini. Não sei se já vi esse filme. Também frequentou o seminário de Thor com o Heidegger.
Fazendo uma pergunta que me apetece, sendo posta de uma maneira simples, mas às vezes também surgem assim em entrevistas: por que é que a questão da 'habitação' é frequente e estudada nos teus textos sobre o cristianismo, e não só? Em suma, qual o seu alcance nos teus textos, pois por vezes é de difícil apreensão, dada a complexidade e abrangência com que a desenvolves, sff?

28/06/2012

L.T. : Suspendo a questão. Vou ler melhor.

29/06/2012

-


F.B.: A questão da habitação é o sentido geral da maneira como os humanos habitam na terra (Heidegger), como, mamíferos que se alimentam e inventaram usos para se reproduzirem, usos que se aprendem de geração em geração; não tem a ver apenas com a 'residência', mas com as sociedades: a cena da habitação é feita de unidades locais de habitação, quer residência e alimentação quer trabalho, com um laço interno (o paradigma do que se faz, como usos, dentro dela) e um laço entre elas que as liga numa unidade social. Os capítulos sobre ciências da sociedade é disso que tratam. É a 3ª das 4 grandes cenas históricas segundo as nossas ciências ocidentais: gravitação (astros e terra, cosmologia, física e química, geologia), alimentação (vivos, biologia, evolução), habitação (sociedades humanas, antropologia, história, sociologia, economia), inscrição (textos filosóficos e científicos, literários talvez também).


30/06/2012

-








Imagem: pintura - obra plástica de Luís de Barreiros Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário