segunda-feira, 18 de junho de 2012

88. A 'trace' e a questão do silêncio...



L.T. :
Pegando por exemplo no § 35 do La Philo e no § 22 do Seja um texto de paixão. neste segundo caso sei que tratas disto noutros textos, mas não encontrei as minhas notas que o assinalam e assim recorri a este livrinho.
Para não estar a transcrever tudo cito só umas partes:

"Só os vestígios ou marcas nos são dados, o traço ou movimento nunca se dá como tal, nem presente em si ou no passado que passou, nem ausente, já que traça (...), é nada que deixa rastos (...) (sublinhei)" S.T.P., §22

"Seules les différences comptent. Or ces phonèmes et ces lettres sont retirés strictement de la scène du sens de la comunication, d'eux mêmes ils ne veulent rien dire, ne sont non plus l'image de rien (...)" La Philo avec Sciences, §35

Pode-se dizer que nas repetições de diferenças significantes, por exemplo dos fonemas (letras na escrita) que compõem palavras, etc., que não são imagens de nada e não significam nada também se inscrevem ou se traçam o que poderíamos chamar 'silêncios'. Por outras palavras, como que é se pode - se se pode - considerar a questão do 'silêncio', ou melhor dos silêncios naquele jogo de repetições de diferenças que assinalei acima nas suas caracterizações conforme mostras nos trechos citados a par da questão da trace? Porque é que faço esta pergunta? Porque do meu ponto de vista, a questão do 'silêncio', ou dos 'silêncios', se quiseres, é crucial a vários títulos nos dias de hoje, bem como o 'ruído' que com ele tem afinidades... E já o Platão o aborda noutro contexto ( Sofista, 263 e) com o diálogôs aneu phônês (διάλoγoς ἂνευ φωνῆς).

Em poucas palavras, como pensas a possível questão do 'silêncio' ou dos 'silêncios' no movimento da trace nos contextos que se distanciam do fonocentrismo e do logocentrismo inaugurados por Platão segundo Derrida (ver também F.B., Filosofia e ciências da linguagem, Lisboa, Colibri, 1993, p.87)?

17/06/2012



-



F. B. : Vou ter que pensar um pouco, nunca me ocupei da questão.

19/06/2012

-

L.T. : Talvez não tenha grande interesse para essas abordagens.

19/06/2012

-





Imagem: escultura - obra plástica de Luís de Barreiros Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário