sexta-feira, 21 de setembro de 2012

109. Algumas dúvidas. Carbono - água - fotossíntese - ciclo do carbono, etc.





L.T. : Retomo uma questão que levantei na mensagem 16 que tem parte do teu texto "Diálogo com António Damásio e Teresa Avelar", entre outros:http://blogoscomfbeloperguntaserespostas.blogspot.pt/2011/08/normal-0-21-false-false-false-pt-x-none_1865.html . Coloquei este link na mensagem 108.
O que é que se passa neste intervalo: entre os poucos átomos de carbono na água, sendo a água fundamental nos vivos (seiva, sangue) - ainda que te refiras aos primeiros tempos da evolução (por ignorância, não sei como é agora: se há mais carbono na água?) - e o CO2 (dióxido de carbono) da atmosfera que permite às plantas receberem-no por fotossíntese", sendo o carbono fundamental nos vivos (plantas, herbívoros, carnívoros), no que chamas lei da selva, cena ecológica e, precisamente, ciclo do carbono!? A atmosfera "faz parte da cena ecológica (além do CO2, o oxigénio da respiração animal)". Por outro lado, "a vida das células continua banhada em água, como foi nos primeiros seres vivos!"
Desculpa lá se revelo ignorância nalgum ponto da formulação da pergunta. Mas sou mesmo ignorante nestas e em muitas outras coisas.

19/09/2012







-


F.B. : O carbono é uma molécula que existe em todas as moléculas complexas das células. Um dos problemas da evolução, começando por um número relativamente pequeno de seres unicelulares até chegar à imensidão de plantas e animais na terra, é este: como é que vai havendo cada vez mais células, donde vem o carbono? A resposta é justamente o
CO2 da atmosfera, que era a maior componente da atmosfera inicial da terra. A fotossíntese que estudámos no liceu cria glicose, a partir do CO2 e da energia da luz, nas folhas das plantas e liberta oxigénio. 12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6 (Google, fotossíntese). Com o tempo, o oxigénio substituiu uma parte do CO2 mas os animais, que puderam vir desse oxigénio, restituem CO2 à atmosfera na respiração: as florestas são hoje necessárias para continuar este ciclo do carbono.
Quanto à água inicial: li algures que a percentagem de sal no sangue e na seiva era a mesma do oceano. As células todas, das plantas como dos animais, vivem em meio líquido, tal como no princípio. Quando os animais largaram os mares e invadiram a terra, trouxeram o 'mar exterior' com eles, sob forma do que Cl. Bernard chamava o 'meio interior' (sangue e líquido extra-celular).

Estas coisas encontram-se facilmente na enciclopédia da Teia, Wikipedia. Mas também no meu blogue Filosofia mais ciências, Manifesto.


19/09/2012

-


 Imagens: obras plásticas de Luís de Barreiros Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário