sexta-feira, 16 de novembro de 2012

119. Provocação - extracção - Heraus-fordern - Heidegger; Descoberta - inconsciente - Freud






L. T. : Sim: "a natureza assim em estadia [enquanto questão] -> a natureza assim obrigada a responder". Não foi a melhor tradução.

"Porém, o desvendamento que rege a técnica moderna não se desvenda numa pro-dução no sentido de ποίησις. O desvendamento que rege a técnica moderna é uma pro-vocação (Heraus-fordern), pela qual a natureza é intimada a fornecer uma energia que possa como tal ser extraída (herausgefördert) e acumulada. Mas não se pode dizer outro tanto do velho moínho de vento? Não."

(Heidegger, Ensaios e Conferências, trad. A. Préau, Gallimard). Citação retirada de Pierre Trotignon, Heidegger, Trad. Armindo José Rodrigues, Lisboa, Ed. 70, 1982, p. 84.

Na primeira citação, está também em causa, de facto, o Heraus-fordern (provocação, extracção... Heidegger). Por outro lado, pensei na questão do 'apelo'. Não conheço o texto e o termo correspondente no original alemão, mas vou consultar. Depois, se for oportuno, direi alguma coisa.

Sobre a questão da 'Descoberta':

"Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente a de inconsciente. Por isso, nos limites da presente obra, não pretendemos historiar esta descoberta nos seus antecedentes pré-freudianos, na sua génese e nas suas sucessivas elaborações em Freud."

"É sabido que o sonho foi para Freud o caminho por excelência da descoberta do inconsciente."

Citações da entrada: "inconsciente", de Jean Laplanche; J.B. Pontalis, Vocabulário da Psicanálise, Trad. Pedro Tamen, Lisboa, Editorial Presença, 1990, p. 205 e p.206. [desculpa lá se falha alguma coisa na forma de anotação, tenho de tomar mais atenção a estes detalhes]

06/11/2012
 -


F. B. :  Não percebi nenhuma questão aqui.

07/11/2012




 Imagem: obra plástica de Luís de Barreiros Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário